É muito provável que em algum momento da sua vida você já tenha escutado falar dessa doença. Ela é a principal causa de cegueira reversível no mundo e a mais comum em pessoas acima dos 40 anos de idade. Por apresentar uma piora lenta e progressiva, muitas vezes a catarata é percebida apenas em estágios mais avançados. Uma vez diagnosticada, a cirurgia é a opção segura e eficaz.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por mais da metade dos casos de cegueira no mundo.

Mas afinal, o que é a catarata?

Essa enfermidade é caracterizada pela perda de transparência do cristalino (lente natura do olho) que se torna opaco. Essa alteração pode causar sintomas como diminuição da sensibilidade do contraste, alterando a percepção de cores e embaçando a visão do paciente.

Normalmente a catarata possui uma evolução lenta e gradativa, sendo mais comum entre os idosos com o passar dos anos. Seus primeiros sinais podem ser perceptíveis na rotina, como na dificuldade para dirigir, ler e identificar alguns objetos (especialmente em ambientes com pouca luminosidade). Entretanto, somente um oftalmologista pode fazer o diagnóstico preciso da doença e uma avaliação adequada.

Ela pode ser classificada em diferentes categorias. A mais comum é a catarata senil, que está relacionada à idade e ao envelhecimento do cristalino. A doença também pode ser categorizada como catarata congênita, secundária, traumática e de radiação.

A única forma de solucionar esse problema é com procedimento cirúrgico. A cirurgia é rápida, indolor e o paciente pode retornar rapidamente às suas atividades diárias. Essa operação é considerada uma das mais seguras no mundo devido às novas técnicas cirúrgicas, assim como as lentes intraoculares e o avanço tecnológico dos aparelhos utilizados.

No Centro Oftalmológico Città, oferecemos os melhores especialistas em cirurgia de catarata, além de aparelhos de última geração para diagnóstico e tratamento desta doença.

  • Saiba mais sobre a cirurgia de catarata clicando aqui.
  • Conheça um pouco mais sobre essa doença clicando aqui.
  • Você também pode conhecer mais sobre as lentes intraoculares clicando aqui.
  • Conheça também nosso Centro Cirúrgico de última geração clicando aqui.

Você conhece alguém que esteja passando por esse problema? Procure a ajuda de um oftalmologista para saber as possibilidades para esse caso, o acompanhamento oftalmológico pode garantir a volta da visão plena através da cirurgia. Ter uma visão perfeita também é qualidade de vida! Cuide-se!

Precisa de uma consulta? Podemos te ajudar, entre em contato conosco através do telefone (21) 2493-8561 ou pelo Whatsapp