O que é a catarata secundária?

A catarata secundária ocorre quando tempos após a cirurgia de catarata, a parte posterior da cápsula do cristalino, onde fica alojada a lente intraocular, torna-se opaca, causando visão turva novamente. São poucos os casos, mas quando acontece chamamos de “catarata secundária” ou opacificação capsular posterior, que pode ser facilmente tratada com um procedimento não invasivo chamado de capsulotomia com YAG Laser. Na maioria dos casos, este procedimento pode restaurar a visão.

Catarata – O que é?

A catarata é uma opacidade parcial ou total do cristalino. O cristalino é conhecido por uma lente biconvexa natural do olho localizado atrás da pupila. Deste modo, sua função é colaborar na convergência dos raios luminosos para a formação da imagem na retina, portanto, qualquer alteração na sua constituição afeta a visão nítida.

Quais são as causas?

A causa mais comum é a senil, ou seja, o envelhecimento natural do cristalino ao longo da vida. Existe também a catarata congênita, na qual o bebê já nasce com catarata (forma mais rara) e causas secundárias como o uso crônico de corticoide, doenças metabólicas, diabetes, uveítes (inflamação intra-ocular), trauma e exposição excessiva à radiação ultravioleta.

Quais são os sintomas?

catarata apresenta-se, na maioria das vezes, como uma perda visual progressiva tanto para perto quanto para longe. Essa baixa de visão pode ser unilateral ou bilateral. O paciente pode se queixar de perda de contraste das cores e troca freqüente do grau dos óculos sem melhora da qualidade de visão.

Precisa de uma consulta? Podemos te ajudar, entre em contato conosco através do telefone (21) 2493-8561 ou pelo Whatsapp

Quer conhecer mais conteúdos como este? Acesse o nosso blog!