Junho Violeta: campanha de conscientização sobre o Ceratocone.

Durante todo o mês celebra-se o Junho Violeta, uma campanha focada em conscientizar a
população sobre o Ceratocone. O tema da campanha em 2018 é: "Esfregar ou coçar os
olhos prejudica a visão! A má informação prejudica mais que a doença", é a chamada deste
primeiro ano de campanha”.

A doença leva ao aumento excessivo da curvatura da córnea, deixando-a fina e irregular. A
alteração progressiva do formato da córnea gera um grau irregular (astigmatismo) levando a
baixa da acuidade visual (visão) progressiva.

Um dos principais focos da campanha é conscientizar a população sobre o risco de coçar
excessivamente os olhos, um dos principais comportamentos de risco para o
desenvolvimento do quadro. Além disso, o objetivo é lembrar como é importante manter
uma rotina de consultas com um oftalmologista, para detectar essa e outras doenças em
seus estágios iniciais.

As pessoas com Ceratocone que possuem boa acuidade visual com o uso de óculos ou
lentes de contato e que estejam evoluindo (piorando) são candidatos ao procedimento
Crosslinking corneano, que consiste na aplicação de Riboflavina (Vitamina B2) e raios UVA
na córnea. O procedimento aumenta o número de ligações covalentes entre as fibras de
colágeno corneanas resultando em um enrijecimento da córnea, tentando diminuir a
progressão da doença.

Em casos avançados, os anéis estromais ou o transplante de córnea podem ser utilizados
para o tratamento.

O Ceratocone é uma doença progressiva, e seu diagnóstico precoce pode ajudar no
tratamento e diminuir a chance de sua progressão. Por isso, informe-se e previna-se!

Caso ainda esteja com alguma dúvida ou deseje marcar uma consulta, entre em contato
através do nosso telefone: (21) 2493-8561. Podemos ajudar!