Quem usa lentes de contato deve abrir mão da maquiagem? Na busca pela independência do uso de óculos de grau, muitos pacientes apostam no uso de lentes de contato. Em algumas situações como eventos importantes, festas ou na prática de esportes , o uso de lente se mostra mais interessante e prático do que o uso de óculos,  para alguns pacientes.

Uma dúvida muito comum, no entanto, é sobre a possibilidade de conciliar o uso de maquiagem e lentes de contato, e ainda assim, manter uma boa saúde ocular. A resposta é sim, é possível! Recomenda-se, contudo, seguir algumas regras para que não haja nenhum dano à visão. Acompanhe o artigo e saiba mais:

Higienizar bem as mãos e o rosto antes de inserir a maquiagem e lentes de contato

Lavar as mãos e o rosto antes de inserir as lentes de contato é importante sempre, seja com maquiagem ou não, contudo, ao inserir os produtos de beleza, esses cuidados devem ser reforçados.

Além disso, uma boa higiene evitará a proliferação de bactérias e impurezas na face.

Colocar e/ou remover as lentes de contato antes de iniciar e retirar a maquiagem

Colocar as lentes de contato antes de iniciar a maquiagem é um meio de manipulá-las de forma segura e de diminuir os riscos de entrar partículas do produto na córnea ou de sujar as lentes. Além disso, esse é um meio de evitar inflamações ou infecções oculares.

Procure usar produtos hipoalergênicos

O uso de produtos hipoalergênicos pode evitar a presença de alergias e inflamações na região dos olhos. Tratam-se de maquiagens produzidas com substâncias mais naturais, diminuindo a possibilidade de agressão à pele e aos olhos.

Nunca compartilhe sua maquiagem!

Os produtos devem ser de uso individual, já que ao dividir com outras pessoas, é possível que haja contaminação. Sendo assim, evitar o compartilhamento de maquiagens é uma forma de evitar a transmissão de doenças oculares, como por exemplo a conjuntivite e o herpes ocular.

Por isso, atente-se a esses hábitos!

Está com algum sintoma de irritação nos olhos após usar maquiagem e lentes de contato?

Caso você esteja com alguma alergia ou irritação nos olhos, não hesite em procurar um oftalmologista. O auxílio médico é importante para o diagnóstico do quadro e para dar início ao melhor tratamento, inclusive na prescrição de colírios.

Na Oftalmo Città, clínica oftalmológica localizada no Rio de Janeiro, temos uma estrutura completa e um corpo clínico especializado para atendê-lo, desde a recepção até o momento de consulta.

Cuide da sua saúde ocular!! Acesse nosso site e saiba mais.