Os óculos de grau podem ser a solução e a razão de desconforto simultaneamente para muitas pessoas. Isso ocorre devido à dificuldade de se adaptação ao seu uso. Neste artigo, você entenderá o motivo pelo qual é tão difícil para algumas pessoas conseguirem se acostumar com os óculos e também algumas possíveis soluções para o problema. Continue a leitura para saber como se adaptar aos óculos de grau.

Qual a importância dos óculos de grau?

Os óculos de grau têm grande importância para a qualidade de vida em pacientes portadores de grandes ametropias (miopia, hipermetropia e astigmatismo). É através deles, que ocorre a correção da sua visão de acordo com sua disfunção ocular.

No entanto, muitos pacientes não conseguem se adaptar, e por isso optam por não usar os óculos de grau e, consequentemente, sofrem com dores de cabeça, visão embaçada e desconforto devido ao esforço visual. Mas afinal, por que é tão difícil se adaptar aos óculos?

Entenda alguns dos motivos que podem está dificultando sua adaptação com os óculos:

Período de adaptação

Durante esse processo de adaptação, é normal sentir enjoo, tontura e a sensação de grau incorreto nos primeiro 7 ou 14 dias. Esse incômodo surge pelo fato dos seus olhos ainda não estarem acostumados com as lentes. Sua vista precisa de tempo para se adaptar a correção que está sendo submetida. Isso acontece especialmente com quem nunca utilizou óculos, ou está utilizando multifocais pela primeira vez.

Problemas na lente

É fundamental ter certeza de que sua lente e armação estão adequadas ao seu grau e ao seu rosto. Após passar pelo médico oftalmologista, é preciso que seus óculos sejam feitos dentro de 6 meses. Após isso, a receita estará vencida e o seu grau poderá ter sofrido alteração. Por isso, garanta que sua receita esteja dentro do prazo ao solicitar as lentes corretivas para seus óculos.

Armação errada

Escolher uma armação confortável faz toda diferença para facilitar o processo de adaptação. Sendo assim, quando você opta por uma armação com espessura, design, que não favorecem o formato do seu rosto, isso acaba dificultando o processo.

Quais medidas necessárias para se acostumar com os óculos de grau?

Existem algumas alternativas que podem tornar o processo mais confortável de se lidar. Para isso, você deve seguir algumas dicas. Confira:

1 – Certifique-se de escolher uma armação confortável para seu rosto;
2 – Só faça óculos novos se a sua receita médica estiver atualizada;
3 – Procure uma ótica de confiança;
4 – Confira se sua DNP (Distância das pupilas em relação ao nariz) será medida durante a confecção dos óculos.
5 – Leve os óculos para seu oftalmologista conferir se estão corretos;

Se após as dicas, a sensação de incômodo permanecer, não deixe de conversar com seu oftalmologista. Confira o artigo que trata com mais detalhes os benefícios da cirurgia de correção de grau.