Pálpebra inchada, vermelhidão e incômodo nos olhos? O terçol e o calázio são doenças oculares semelhantes, contudo, possuem causas, sintomas e tratamentos diferentes. 

Saiba as diferenças entre terçol e calázio!

O que é Terçol?

O terçol, tecnicamente chamado de hordéolo, é o processo agudo e inflamatório causado pela obstrução das glândulas palpebrais. Essa complicação causa inchaço e dor ocular. A região fica sensível ao toque e, geralmente, apresenta mais incômodo pela manhã e ao piscar.

O que é Calázio? 

Já no caso do calázio, há a formação de um cisto palpebral que não causa dor levando a deformação da pálpebra e desconforto estético. Geralmente, localiza-se na região posterior aos cílios e forma uma massa de tecido denominada ‘Granuloma’. 

Geralmente, essa condição ocorre no público adulto, principalmente nas pessoas que já possuem blefarite e rosácea. A presença frequente de calázios pode ser resultado de erros refrativos, devido à um tentativa frequente na visão de produzir a nitidez das imagens.

Como prevenir terçol e calázio?

Algumas recomendações para a prevenção do terçol e calázio são: 

  • Lavar as mãos antes de tocar os olhos;
  • Realizar um check-up oftalmológico frequente;
  • Manter a higiene da pele.

É fundamental seguir essas orientações à risca para evitar ambas as patologias, contudo, as indicações e tratamento médico podem variar de acordo com o caso em específico. 

O que fazer quando tenho terçol e calázio?

Independente do quadro, é fundamental a procura por um oftalmologista, a fim de que haja um diagnóstico preciso e tratamento adequado para o quadro do paciente. Esse tratamento pode variar desde aplicação de compressa, administração de medicamentos e colírios, e outros métodos.

Na Oftalmo Città, clínica oftalmológica localizada no Rio de Janeiro, proporcionamos um atendimento qualificado que envolve desde a consulta médica até os procedimentos indicados para o paciente. Nossa missão é promover saúde e qualidade de vida para os nossos pacientes, com humanização e eficiência.

Preserve sua saúde, visite seu oftalmologista!