Muito mais do que um acessório estético, os óculos de grau são necessários para acompanhar a jornada diária de muitos pacientes com problemas refrativos – tais como o  astigmatismo, miopia, hipermetropia e presbiopia. 

A duração do objeto, no entanto, pode ser uma dúvida muito comum para essas pessoas, visto que não existe um período específico para renová-lo.

A boa notícia, no entanto, é que existem algumas dicas que podem definir se está no momento certo de substituí-lo! Continue lendo e saiba mais sobre o tema.

Quais sinais indicam que é o momento certo para renovar os óculos de grau?

Como dito acima, apesar de não existir uma maneira específica que indique o momento certo para renovar os óculos de grau, existem alguns sinais que podem auxiliar nessa identificação, como por exemplo: 

  • Desconforto ocular e sensação de visão desfocada;
  • Dor de cabeça constante;
  • Frequentes olhares “por cima” dos óculos;
  • Olhos lacrimejando.
  • “Apertar” os olhos para enxergar melhor

Além disso, apesar de ser uma troca normal em determinado período de tempo, é importante destacar a importância da higiene e cuidados adequados para garantir uma maior durabilidade das lentes. 

Isso porque, o desgaste das lentes através de manchas e riscos pode surgir ao longo do tempo. Isso impede a ‘transparência’ necessária e também indica que é o momento certo para renovar os óculos de grau. 

Novas alternativas

Apesar de eficientes, os óculos de grau possuem algumas limitações, seja para uso na piscina, para a realização de exercícios físicos, ou até mesmo como um desconforto estético. 

Hoje em dia, existem novas alternativas que promovem qualidade de vida para os portadores de miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia, tais como a cirurgia refrativa e a Facorrefrativa – procedimentos esses que possibilitam a correção do erro refrativo, a fim de que o paciente não precise mais usar os óculos de grau. 

Quando devo agendar uma nova consulta no oftalmologista?

Para todos os casos, é recomendado visitar o oftalmologista a cada seis meses ou um ano. É necessário a fim de realizar exames para a prescrição dos óculos de grau, de acordo com indicação médica. 

Desse modo, é possível realizar uma avaliação ocular geral, renovar os óculos de grau com segurança e manter a saúde ocular em dia!

Ficou interessado em marcar uma avaliação? Entre em contato com nossos atendentes pelo telefone ou WhatsApp e agende sua consulta: 

Whatsapp e/ou telefone: (21) 2493-8561

Site: www.oftalmocitta.com.br