Nossos olhos são estruturas muito complexas e por isso, muito sensíveis. Devido a sua sensibilidade, eles estão sempre expostos à diversos tipos de patologias, que podem colocar em risco a nossa visão. Um dos problemas é a inflamação ocular (uveíte), que pode ocorrer por diversos motivos e apresentar vários sintomas diferentes.

Irritação-nos-olhos-na-piscina

Muitas pessoas ignoram os sinais, mas se não cuidada a inflamação pode resultar em problemas ainda maiores, podendo levar, em alguns casos, à cegueira. Confira alguns dos sintomas aos quais devemos estar atentos.

Dor ou desconforto ocular

Alguns tipos de uveítes podem causar dor no globo ocular. Nossos olhos são estruturas ricas em terminações nervosas, sendo muito sensíveis e delicadas. Se você sente dor nos olhos, especialmente ao movimento, isso pode ser decorrente de um processo inflamatório.

Sensibilidade à luz

A fotofobia, ou sensibilidade à luz, também é um sintoma importante que deve ser observado. Com o processo inflamatório nossos olhos tendem a ficarem mais sensíveis, inclusive a qualquer iluminação.

Vermelhidão

Se o seu olho estiver apresentando vermelhidão sem motivo aparente e por um longo período, pode ser sinal de que você está passando por um processo inflamatório. Nossos olhos são altamente vascularizados, o que faz com que qualquer alteração resulte no aumento do calibre dos vasos, resultando em olhos vermelhos.

Diminuição da visão

As inflamações mais graves podem levar à diminuição temporária ou até mesmo permanente da visão. Quando isso acontece é um sinal de alerta, pois em alguns casos, pode acontecer acometimento de ambos os olhos. Neste caso, é muito importante procurar com urgência um oftalmologista.

Sensação de cisco ou corpo estranho nos olhos

Apesar de contarmos com a proteção das pálpebras e dos cílios, eventualmente corpos estranhos caem em nossos olhos. Essas sujeirinhas podem sair naturalmente ou serem removidas com o auxílio de soro fisiológico. No entanto, se a sensação de cisco for constante e não cessar com suas tentativas de remoção, pode ser um indício de que a causa real não é um corpo estranho dentro dos olhos e sim uma inflamação da superfície ocular. Se os sintomas forem persistentes, está indicando a procura de um oftalmologista para avaliar o quadro.
Os sintomas são muitos, e derivados das mais diversas causas. No entanto é importante ter em mente que nossos olhos são estruturas muito sensíveis e podem sofrer grandes danos se não cuidados da maneira correta. Por isso, se notar alguma das alterações citadas, procure um oftalmologista. Cuide bem dos seus olhos!