Sem perceber, fazemos muitas coisas que prejudicam a nossa visão! Por isso, preparamos uma pequena lista com 3 hábitos comuns que podem afetar a sua saúde ocular. Confira!

 

3 hábitos que colocam a sua saúde ocular em risco

 

Dormir com lentes de contato

 

Você já deve ter ouvido falar que dormir com lentes de contato faz mal, não é?

 

Durante o dia a lágrima tem o papel de nutrir e oxigenar a córnea. Toda vez que piscamos, lubrificamos naturalmente a superfície e oxigenamos a córnea.

 

Durante a noite, como ficamos com os olhos fechados, não há lágrima sendo renovada para nutrir a córnea. No entanto, durante o sono, na parte interior das pálpebras, que ficam em contato íntimo com a córnea quando estamos com os olhos fechados, faz o papel de oxigena-la.

 

Por isso, quando dormimos de lentes, o contato da córnea com a pálpebra é bloqueado, levando a uma oxigenação insuficiente, podendo gerar lesões.

 

Com isso os olhos podem ficar irritados e sensíveis pela manhã. Quando estamos acordados, as lentes também se mexem junto com o piscar, permitindo que aconteça uma troca da lágrima abaixo da lente, oxigenando assim à córnea.

 

Tabagismo

 

Você fuma? Pois fique sabendo que além de prejudicar os sistemas cardiovasculares e respiratório, o cigarro também é um grande vilão para a saúde ocular!

 

O tabagismo está diretamente associado ao aumento na incidência de doenças como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), oclusões vasculares e também piora de outras retinopatias, sendo um dos principais fatores de risco.

 

Além disso, o tabaco pode agravar casos como a síndrome do olho seco e alergias oculares. Não deixe que ele prejudique a sua vida! Procure um oftalmologista e cuide dos seus olhos!

Dormir pouco

Quem dorme menos do que o recomendável pode ter sua saúde afetada, e os olhos não ficam fora dessa influência negativa.

 

Um sono ruim aumenta o risco de alterações vasculares na retina, o que pode provocar comprometimento definitivo da visão. Esse hábito também pode influenciar no surgimento de doenças oculares, como o olho seco, além de causar vermelhidão, ardência, ressecamento da córnea e lacrimejamento.

 

Por isso, procure ter um sono de qualidade, ter hábitos saudáveis e horários fixos de descanso. Cuide bem do seu sono e consequentemente você estará cuidando de você!

 

Ainda possui dúvidas? Agende uma visita e venha conversar com um de nossos especialistas!

 

Ficou interessado em marcar uma consulta? Tem alguma dúvida? Entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: (21) 2493-8561.