Você costuma coçar os olhos com frequência? Esse é um hábito comum no seu dia a dia? Fique atento ao ceratocone! 

Embora pareça um ato simples e inofensivo, coçar os olhos com frequência pode ser um agravante para o desenvolvimento de ceratocone – uma doença degenerativa na córnea que altera sua espessura e curvatura, projetando-a para fora em um formato semelhante ao de um cone. A progressão dessa condição pode comprometer a visão.

Acompanhe o artigo e saiba mais sobre o ceratocone! 

Junho Violeta e o combate ao ceratocone

Em 2018, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) criou a campanha do “Junho Violeta”, com o objetivo de orientar e conscientizar a população acerca dos danos que o ceratocone pode causar à visão.

Geralmente, pessoas com sintomas de alergia, inclusive ocular, costumam esfregar os olhos com frequência, e, por isso, podem estar mais propensas a adquirir a doença. Em sua fase inicial, o ceratocone pode provocar uma evolução da miopia e do astigmatismo, levando à necessidade de trocar o óculos de grau com constância. 

A progressão ocorre, principalmente, entre a população jovem, de 10 a 25 anos de idade. Embora seja um distúrbio crônico, o diagnóstico precoce com o tratamento adequado pode evitar a evolução da doença

A importância dos exames oftalmológicos no combate ao ceratocone

Os exames oftalmológicos são sempre a melhor forma de prevenção e identificação  das alterações oculares. No caso do ceratocone, isso não é diferente. Sendo assim, avaliações como a medida de acuidade visual, topografia corneana, paquimetria e conferência do grau, podem ajudar a diagnosticar essa condição. Logo, quanto antes a doença for detectada, maiores são as chances de tratamento.

Onde realizar seus exames? 

Na Oftalmo Città, clínica localizada no Rio de Janeiro, temos uma série de profissionais qualificados para realizar o exame de diagnóstico do ceratocone. Possuímos um corpo clínico renomado e altamente especializado no campo da oftalmologia. 

Além disso, contamos com equipamentos tecnológicos e estrutura de alto padrão, a fim de promover o melhor atendimento para os nossos pacientes.

Ficou interessado em agendar uma consulta? Entre em contato agora mesmo pelo telefone ou WhatsApp: (21) 2493-8561 www.oftalmocitta.com.br