O fumo pode ser um grande vilão para a saúde humana. A partir dessa premissa, é possível que se pergunte sobre como o cigarro afeta a visão. O tabagismo aumenta a liberação de radicais livres, causando danos aos vasos sanguíneos de todo o corpo, o que inclui também os olhos. Em apenas uma inalação da fumaça, 1015 radicais livres são absorvidos.

 

Quando esse vício permanece, as toxinas são liberadas com maior frequência, e as chances de ocasionar problemas oculares são ainda maiores, assim como doenças respiratórias e cardíacas e, até mesmo, alguns tipos de câncer. Veja alguns exemplos de doenças que podem ser consequência de como o cigarro afeta a visão:

 

Olhos secos, irritação, coceira

 

Já ouviu falar na Síndrome do Olho Seco?

 

Durante o hábito de fumar, a fumaça fica em íntimo contato com a superfície ocular, prejudicando as estruturas e a lubrificação dos olhos. Isso pode levar a um quadro de olhos vermelhos, queimando e coceira ocular. Além disso, os radicais livres inalados atuam negativamente na produção de lágrimas.

 

Aparecimento Catarata

 

O cigarro também pode levar ao aceleramento da formação da catarata, opacidade do cristalino (lente natural do olho). Nesses casos, o paciente pode evoluir com embaçamento visual progressivo, especialmente em ambientes com menos luminosidade e a noite. 

 

Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)

 

Por ser uma região altamente vascularizada, a retina é uma das estruturas que mais sofrem danos devido ao tabagismo. O dano vascular causado por esses radicais livres provoca uma queda na oxigenação e nutrição das células. A baixa vascularização causa o mal funcionamento gradual das células da retina, levando à Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), tanto na forma úmida (exsudativa) quanto na forma seca (atrófica).

 

Como prevenir? 

 

A principal forma de prevenir as doenças secundárias ao tabagismo é conscientizar a população e os fumantes dos malefícios desse vício. Além disso, para quem tem ou já teve esse hábito, é importante realizar uma avaliação periódica com o oftalmologista, para avaliação da saúde.

A Dra. Rachel Gomes é referência nos cuidados preventivos e tratamentos relacionados à saúde ocular. Não espere mais para cuidar da sua saúde, agende a sua consulta agora mesmo e saiba mais.