Como se prevenir das doenças oculares que chegam na terceira idade? Confira algumas dicas

A terceira idade é uma época maravilhosa da vida e tem seus encantos. Mas como qualquer outra fase da vida ela demanda alguns cuidados específicos com a saúde. O envelhecimento causa alterações no nosso organismo, e se não cuidarmos, podemos ter a saúde de diversas partes do nosso corpo comprometidas.

1 – Tome bastante cuidado para evitar quedas

Com o passar dos anos podemos perder um pouco da nossa agilidade, reflexos e também força muscular e óssea, além de apresentar possíveis problemas de visão. Todos esses fatores fazem com que as quedas nessa fase da vida sejam bastante comuns, o que pode gerar grandes transtornos. Esses acidentes podem causar fraturas nos ossos da face e órbita, descolamentos de retina e traumas no globo ocular. A dica é adaptar a casa para pisos que não sejam escorregadios, tomar cuidado com tapetes e instalar corrimões em locais estratégicos.

Um estudo mostrou que pacientes idosos que realizaram a cirurgia de catarata apresentavam melhor qualidade de vida e menos acidentes domésticos. Isso tudo pois, após a cirurgia, os pacientes apresentam uma melhor visão, o que reduz níveis de depressão e evita acidentes.

2 – Faça exercícios físicos

Se movimentar na terceira idade é uma regra para ter boa saúde. Mas o que muita gente não entende é que nosso corpo está todo interligado, e essas práticas ajudam na manutenção dos nossos músculos, ossos e sistema cardiovascular. Praticar atividades físicas também ajuda a controlar e evitar doenças como a diabetes e hipertensão, que podem causar graves danos para nossa saúde, inclusive para os nossos olhos, através da retinopatia diabética e hipertensiva, oclusões venosas e arteriais.

3 – Procure dormir bem

Na terceira idade é comum sofrer com o descontrole do sono. Algumas vezes ele se apresenta como insônia noturna e sonolência durante o dia. Durante o sono nossos olhos e glândulas lacrimais descansam. Pessoas que dormem irregularmente podem desenvolver problemas como a síndrome do olho seco, por exemplo.

4 – Mantenha uma alimentação saudável

Já diz o ditado: a saúde começa pela boca. E é verdade! Tendo uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras você ajuda o seu organismo a se prevenir de diversas doenças que aparecem na terceira idade. As vitaminas (principalmente a A e a C), luteína e o ômega-3 são itens que podemos ingerir facilmente e que ajudam a retardar doenças como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), a catarata e o olho seco. Fique atento!

5 – Faça acompanhamento com um Oftalmologista

Muitas pessoas mantém uma rotina de visitas ao cardiologista, ginecologista, e outros médicos de diversas áreas, mas deixam os olhos de lado. É importante consultar-se regularmente com um oftalmologista para saber se você está com algum problema, pois muitas doenças têm desenvolvimento assintomático. Ou seja, quando forem descobertas elas podem já estar em estágio avançado.

Está se aproximando da terceira idade ou já está nela? Então fique de olho nas nossas dicas e se cuide! Há muita coisa para se viver nessa fase tão especial da vida.