O ensino a distância se tornou realidade na vida de grande parte da população. Diante de um novo cenário para manter a educação em dia, surgem com ela alguns cuidados que devem ser aplicados para manter a saúde da sua visão. Mas afinal, quais riscos as telas digitais podem oferecer e quais cuidados devem ser tomados? Se você quer saber mais, continue a leitura.

As telas digitais e os perigos para visão:

Passar horas com o olhar direcionado para tela do computador a longo prazo pode promover consequências para sua visão. Por conta dos longos períodos sem piscar dentro de um ambiente com pouca iluminação, geralmente com ar condicionado e com a necessidade de forçar a visão para leitura, seus olhos deixam de promover a lubrificação natural e, consequentemente, desenvolve a chamada síndrome de olho seco.

Outras doenças também estão relacionadas ao uso excessivo dos dispositivos como fadiga ocular, dor nos olhos e dor de cabeça.

Visto que por medidas preventivas, a única possibilidade de manter as aulas das faculdades, escolas e cursos é por meio do ensino a distância separamos 4 cuidados que vão te ajudar na redução dos possíveis danos a sua visão

4 cuidados com a visão:

1 – Faça uma pausa a cada hora na frente do computador

Permita descansar a sua vista por alguns minutos. Isso fará toda diferença para o seu desempenho na hora dos estudos e ainda irá diminuir as chances de sintomas como dor nos olhos, coceira ou dores de cabeça.

2 – Mantenha distância de no mínimo 50 cm do monitor

A distância ideal para que sua visão é de 50 cm. Não fique tão distante também, isso fará com que você force a sua visão e cause a chamada fadiga ocular.

3 – Lembre-se de piscar!

Está muito tempo sem piscar? Comece a piscar várias vezes! Ao piscamos ocorre a distribuição da lágrima sobre a superfície ocular, que promove a lubrificação da córnea e conjuntiva. Evitando os sintomas do olho seco e as possíveis dores oculares.

4 – Procure um ambiente iluminado

É comum que o ambiente de estudo seja quarto ou escritório fechado. Desse modo, busque o máximo que puder um espaço claro e arejado. Assim, a luz direcional para o computador será menos agressiva. Isso é necessário pois a claridade permite que a pupila se feche e fique mais protegida tornando a visão mais confortável.

5 – Procure um médico oftalmologista!

Se os sintomas se tornarem frequentes, busque imediatamente um oftalmologista de confiança. Na maioria dos casos os sintomas são tratados através de colírios lubrificantes. Para isso, consulte seu médico para que ele consiga indicar o melhor tratamento.

Ficou interessado em marcar uma consulta? Tem alguma dúvida? Entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: (21) 2493-8561.