O diabético deve ter acompanhamento oftalmológico em todas as fases de sua vida! Isso porque diversas doenças oculares são silenciosas e capazes de se desenvolver sem apresentar sintomas. Quanto mais tempo o paciente for diagnosticado com o diabetes, maiores as chances de surgimento de complicações oculares que podem levar à cegueira.

Tenho diabetes, vou ficar cego?

A consulta oftalmológica é predominante para evitar a perda irreversível da visão. Quando diagnosticado com o diabetes, o paciente é submetido a uma série de exames para o controle da glicemia e suas possíveis complicações. Entre eles, deve estar o exame oftalmológico.

A partir das visitas ao oftalmologista será possível entender com mais detalhes a situação da saúde ocular, e se de fato, os níveis de glicemia estão atingindo a região dos olhos.

Exames como o de fundo de olho, são capazes de identificar alterações oculares em pacientes diabéticos e permitir uma análise das estruturas do fundo de olho, priorizando o nervo óptico, vasos da retina, e a retina propriamente (especialmente sua região central denominada mácula).

As vantagens do tratamento precoce:

É comum que as pessoas evitem procurar o médico oftalmologista de forma preventiva, por medo de serem diagnosticados com doenças oculares. No entanto, é preciso ter em mente que algumas complicações como o Glaucoma, quando diagnosticada a tempo, permite que o paciente seja submetido ao tratamento adequado para estabilizar a pressão ocular.

No caso da Retinopatia Diabética, complicação que atinge cerca de 70% dos pacientes com o diabetes, quando identificada no início, a cirurgia através da fotocoagulação tem altas chances de ser bem sucedida!

Não deixe que a doença te cegue! Se você conhece ou possui Diabetes, procure um acompanhamento com oftalmologista para tratar da sua saúde ocular! E lembre-se de cuidar do controle da doença para evitar consequências graves à sua saúde.

Gostou do conteúdo e ficou interessado em marcar uma consulta? Tem alguma dúvida? Entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: (21) 2493-8561 ou acesse o nosso site: www.oftalmocitta.com.br