O exame oftalmológico de rotina é indispensável para identificação de doenças oculares assintomáticas e avaliação da capacidade visual. Manter a consulta com seu oftalmologista pelo menos uma vez ao ano é essencial para a saúde dos seus olhos. Aos pacientes que possuem doenças oculares, a necessidade de comparecer ao consultório com mais frequência é ainda maior, sendo determinada pelo seu oftalmologista.

Para que serve o oftalmológico de rotina?

O exame oftalmológico é necessário para avaliar as diversas estruturas dos olhos: pálpebras, canais lacrimais, córnea, cristalino (lente natural dos olhos), retina e nervo óptico.

Há uma série de enfermidades silenciosas que se desenvolvem sem que apresentem sintomas, e por isso, o exame oftalmológico de rotina é extremamente importante para a identificação e tratamento precoce desses problemas.

Exame de vista para quem tem problemas com grau

Os pacientes que necessitam do uso de lentes corretivas para obter qualidade ao enxergar, devem consultar o oftalmologista anualmente para checar o grau. Nem sempre a pessoa percebe que precisa de lentes novas. Por isso, a ida regular ao médico é fundamental. Em alguns casos, pode ser que o grau permaneça o mesmo por determinado período, em outros, o grau pode alterar drasticamente. Porém, nos casos de outras doenças oculares, o oftalmologista irá determinar a frequência do retorno, que pode ser mais breve do que o retorno anual.

Apenas o óculos é suficiente para minha saúde ocular ?

Pacientes diagnosticados com doenças oculares precisam estar cientes que óculos e lentes são métodos corretivos para ajudar na qualidade da visão, ou seja, não atuam na cura de outros problemas oftalmológicos. Sendo assim, é necessário que haja um acompanhamento periódico da situação para evitar que a doença se desenvolva e permita o surgimento de sintomas como dores de cabeça, síndrome do olho seco, ardências nos olhos e em casos mais graves descolamento de retina, glaucoma, ceratocone e inflamações.

Quando retornar ao consultório?

Dito isso, todas as pessoas devem ter seus olhos avaliados pelos oftalmologistas pelo menos uma vez ao ano.  Aos pacientes que já foram diagnosticados com doenças oculares citadas acima, as visitas podem ser mais recorrentes, e deve ser determinado pelo seu oftalmologista. Lembrando que, a partir dos 40 anos, o recomendado é que todas as pessoas realizem uma consulta anual com oftalmologista para diagnostico de possíveis doenças oculares.

Ficou interessado em marcar uma consulta? Tem alguma dúvida? Entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: (21) 2493-8561 ou acesse o nosso site!