As lentes intraoculares fácicas são uma alternativa para aqueles que desejam melhorar a qualidade de vida e reduzir a dependência dos óculos. A técnica se tornou uma alternativa para pacientes que desejam realizar a cirurgia de correção de grau, mas não tem indicação para a cirurgia a laser. A LIO Fácica tornou-se uma alternativa eficaz para a correção de altos graus de miopia e astigmatismo.

Lentes Intraoculares Fácicas:

A LIO Fácica é inserida dentro do olho sem que ocorra a remoção da lente natural do olho (cristalino), diferente da cirurgia refrativa (PRK e LASIK), que ocorre pelo tratamento a laser da córnea. São indicadas para pessoas que tenham miopia e astigmatismo e que não tenham catarata. Na avaliação pré-operatória realizamos exames para determinar se a lente pode ser implantada.

Como acontece a cirurgia?

Realizada sob anestesia local e sedação, o procedimento ocorre por meio de uma pequena incisão corneana auto-selante. A lente é implantada entre o cristalino e a íris, na parte anterior do olho.

É importante salientar que a cirurgia é realizada em um olho de cada vez, com intervalo de uma semana para realização do procedimento do segundo olho.

Como é o pós-operatório?

Sabe-se que o processo de recuperação varia de pessoa para pessoa, porém, a grande maioria dos pacientes conseguem perceber melhora na visão um dia após a cirurgia. Recomendamos evitar contato com água (mar, piscina, sauna, lagoa) por 30 dias e evitar esforços físicos por no mínimo 15 dias. As atividades do dia a dia estão liberadas logo após a cirurgia. Pacientes com as lentes fácicas não podem praticar esportes ou atividades que causem choque no olho (boxe, lutas marciais, etc) enquanto estiverem com a lente intraocular.

Ressaltamos que o paciente deverá ser acompanhado anualmente para avaliar o posicionamento da lente dentro do olho e para a realização do mapeamento de retina.

A grande vantagem dessa cirurgia em relação a cirurgia a laser é a possibilidade de reversão já que não há alteração na estrutura do olho. Além disso, permite que no futuro, caso necessário, paciente faça a cirurgia a laser para corrigir algum grau residual.

Como saber se estou apto para o procedimento?

As LIOs (lentes intraoculares) fácicas são indicadas para pessoas que possuem altos graus de miopia e astigmatismo. É possível corrigir até 23 graus de miopia e 6 graus de astigmatismo. Outro requisito é que a pessoa esteja na faixa etária entre 21 e 50 anos e possua o grau estabilizado há pelo menos 1 ano.

No exame pré-operatório serão avaliados outros critérios para a indicação da cirurgia. Por isso é importante procurar um oftalmologista especialista credenciado para esse procedimento.

Ficou interessado em marcar uma consulta? Tem alguma dúvida? Entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: (21) 2493-8561 ou acesse o nosso site!