Meu olho está vermelho, e agora?

Olho vermelho é um dos sintomas mais comuns em oftalmologia e pode estar relacionado a doenças oculares graves. Procure sempre o oftalmologista para o diagnostico e tratamento adequados.

Dentre as causas mais comuns, estão:

1. Olho seco

O olho seco é uma das doenças mais frequentes em oftalmologia. Pode ter diversas causas como: uso de medicamentos (anticoncepcionais, anti-hipertensivos, anti-acneicos), menopausa, doenças do colágeno, alterações da superfície ocular. A maioria dos pacientes apresenta olho vermelho cronicamente, além de sensação de corpo estranho, irritação e muco.

2. Blefarites

As blefarites são inflamações das pálpebras e glândulas palpebrais. Geralmente, causam olho vermelho e sensação de olho seco.

3. Conjuntivites virais

As conjuntivites virais são muito comuns em adultos e crianças. Tem uma frequência maior durante o inverno. São altamente contagiosas. O curso leva de 7 a 15 dias. Os principais sintomas são: olho vermelho, secreção, irritação e dor ocular. Começam com olho vermelho leve que piora no decorrer dos primeiros 4- 5 dias. São auto-limitadas.

4. Conjuntivites bacterianas

As conjuntivites bacterianas são pouco frequentes. Geralmente são unilaterais. Causam olho vermelho e muita secreção amarelada.

5. Uveítes

São doenças inflamatórias do bulbo ocular. Têm diversas causas e o tratamento está relacionado ao diagnóstico correto.