Ao que se sabe, o  coronavírus pode ser transmitido pelos olhos, de acordo com o alerta da AAO (Academia Americana de Oftalmologia).

Toda suspeita surgiu quando um médico chinês disse à imprensa que contraiu o novo vírus pelos olhos, por não ter utilizado proteção ocular adequada ao visitar pacientes.

Como o contágio pelos olhos acontece?

A transmissão do Coronavírus se dá pelo contato do vírus com as mucosas (nariz, olhos e boca). Por isso, é muito importante se atentar a tudo que contém gotículas de saliva, seja pela fala, tosse, beijo ou espirro. O cuidado também precisa existir com superfícies contaminadas como as mãos, objetos em geral, maçanetas, elevadores, corrimão e outros.

O contágio acontece com o contato dessas gotículas com a nossa mucosa dos olhos, da boca ou do nariz. Ou seja, caso um perdigoto atinja seus olhos desprotegidos, como o coronavírus pode ser transmitido pelos olhos, você tem chances de se contaminar.

Como posso me proteger do Coronavírus?

De forma simples, porém muito importante, basta que você proteja também seus olhos. Evitar o contato direto com pessoas doentes ou infectadas, higienizar as mãos sempre que estiver em contato com qualquer superfície, pois elas podem estar infectadas e se você levar a mão aos olhos, boca ou nariz, o contagio acontece.

Além disso, outras medidas podem ser tomadas:

  • Ficar a pelo menos 2 metros de pessoas doentes e/ou infectadas
  • Lavar as mãos sempre de forma adequada e muitas vezes ao dia
  • Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir com um lenço
  • Utilizar máscara
  • Manter salas de trabalho e o seu lar bem ventilado
  • Não compartilhar objetos pessoais
  • Limpar lugares e objetos que são tocados com frequência.

Não esqueça, não é uma coisa simples! Tome os cuidados necessários e respeite as recomendações!
Gostou do conteúdo e ficou interessado em marcar uma consulta? Entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: (21) 2493-8561
www.oftalmocitta.com.br