O que é miopia? Se você apresenta dificuldades para enxergar os objetos distantes, fique de olho!

 

A miopia é o distúrbio refrativo mais comum em todo o mundo. Ela normalmente está associada à fatores genéticos, porém, outros fatores também podem contribuir para o seu desenvolvimento ao longo da vida como, por exemplo, o estresse visual excessivo. Recentemente, um estudo associou o uso excessivo de tablets e celulares com o aumento da miopia em crianças.

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a miopia acomete cerca de 30 a 40% da população ocidental e tende afetar membros da mesma família.

 

Ela pode ocorrer quando o olho é um pouco mais comprido do que o ideal ou quando a córnea é curva demais, prejudicando na formação da imagem na parte de trás do olho e resultando numa aparência borrada para objetos distantes.

Sintomas da miopia

  • O míope apresenta dificuldades para enxergar objetos distantes
  • Necessidade de fechar (“apertar”) os olhos para enxergar objetos distantes

 

Caso você esteja com problemas para dirigir automóveis e identificar objetos afastados, não deixe de procurar o seu oftalmologista de confiança para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado. Esse problema pode ser corrigido com uso de óculos, lentes de contato, cirurgia refrativa ou uso de lentes intraoculares fácicas!

Quais são os tratamentos disponíveis para a miopia?

O tratamento da miopia consiste corrigir o grau através do uso de lentes corretivas para ajudar a focar a luz corretamente na retina. Sendo assim, o método mais simples e imediato de correção de grau é o uso dos óculos ou lentes de contato. Ambas com lentes divergentes. No entanto, existem opções cirúrgicas para remover o grau e a necessidade de uso de óculos ou lentes de contato, como a cirurgia a laser ou as lentes intraoculares fácicas. Quer saber mais? Continue a leitura

O que é Cirurgia Refrativa a laser (PRK E LASIK)?

A cirurgia refrativa é uma das cirurgias oculares mais seguras e com altas chances de sucesso para correção de altos graus. Através de técnicas cada vez mais avançadas, o paciente que optar por realizar esse tratamento será submetido a um procedimento indolor via laser e em alguns minutos irá conseguir melhorar a qualidade da sua visão.

Tipos de Técnicas:

PRK (Ceratectomia Fotorrefrativa):

Neste procedimento o oftalmologista responsável irá aplicar a correção de grau na superfície da córnea. Consideramos esse tratamento quando o paciente é jovem, possui córneas mais finas e assimétricas. Por ter menos riscos, o Centro Oftalmológico Città trabalha apenas com o laser PRK.  No entanto, ela possui uma recuperação visual mais lenta comparada a LASIK.

LASIK (Laser-Assisted in situ Keratomileusis):

Neste procedimento, ocorre um corte ultrafino na camada anterior da córnea. Feito isso, é realizado a aplicação do laser na camada interna. Isso faz com que o haja menos desconforto no pós-operatório e uma recuperação visual mais rápida. No entanto, alguns estudos recentes questionaram a segurança a longo prazo desta técnica, fazendo com que o PRK seja o procedimento de eleição entre a maioria dos oftalmologistas.

Lentes Intraoculares Fácicas:

As lentes intraoculares fácicas são o procedimento de escolha para a correção de altos graus de miopia ou para pacientes que não podem realizar o procedimento de correção a laser por algum problema na córnea, como córneas muito curvas ou finas (ectasias ou ceratocone).

Essas lentes podem corrigir miopias de até 18 graus e até 6 graus de astigmatismo. O implante é realizado por um procedimento cirúrgico seguro, desde que realizado por um especialista treinado e certificado. A Lente Evo Visian ICL já é utilizada há mais de 20 anos em todo o mundo, trazendo qualidade de vida para os altos míopes.

Diagnóstico do tratamento de miopia:

Todo tratamento deve ser acompanhado de um médico oftalmologista de confiança. No Centro Oftalmológico Città, analisamos com precisão o quadro do paciente e através de uma série de exames complementares de alta tecnologia e assim conseguimos indicar o tratamento mais adequado.

Não se acostume com a doença! Ao menor sinal da doença, procure um médico especialista para realizar os devidos cuidados.

Gostou do conteúdo? Agora conheça as principais causas de problemas nos olhos!

Ficou interessado em marcar uma consulta? Tem alguma dúvida? Entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: (21) 2493-8561.