Enxergar bem faz parte da segurança do trânsito! E o que você tem feito para manter a sua segurança na hora de dirigir? Uma das primeiras ações que devem ser feitas ao colocar as mãos no volante é certificar-se de que a sua visão está boa e sua consulta oftalmológica em dia! Se você costuma forçar a visão para ler textos ou identificar placas de trânsito a médias e longas distâncias, e sente dificuldade em dirigir a noite, está na hora de realizar um exame oftalmológico!

Por que todo motorista precisa estar com exame oftalmológico em dia?

A qualidade da sua visão impacta diretamente na sua capacidade de dirigir com segurança! Sendo assim, realizar o acompanhamento com seu oftalmologista pelo menos uma vez ao ano, permite identificar qualquer tipo de condição ocular que possa interferir na boa direção!

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 50 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de distúrbio na visão. Esse número é preocupante, visto que, grande parte dessas pessoas não consultam o oftalmologista com a frequência necessária.

O Ibope, com apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), aponta que 34% da população brasileira adulta nunca foi ao oftalmologista!

Lembre-se de que não é necessário esperar a renovação da CNH para refazer o exame oftalmológico!

Para manter a saúde ocular em dia, é necessária uma consulta com oftalmologista pelo menos uma vez ao ano! Logo, é um risco esperar o prazo de renovação da CNH, que acontece de 5 em 5 anos, para ter certeza que não há nenhum tipo de problema ocular.

A importância dos cuidados preventivos com a visão

O comportamento para prevenir falhas na visão pode ser feito de diversas maneiras! Se você deseja enxergar bem durante suas viagens e garantir a sua segurança, confira abaixo as dicas dos nossos especialistas:

  • Motoristas acima dos 40 anos sem acompanhamento oftalmológico prévio precisam realizar exames de acuidade visual e investigação de outras doenças oftalmológicas silenciosas como o Glaucoma, Retinopatia diabética e hipertensiva!
  • Procure um especialista em casos de vista cansada! A fadiga ocular pode ser sintomas de problemas oculares como miopia, hipermetropia e astigmatismo
  • Ao permanecer em longos períodos dirigindo, tente parar a cada duras horas para descansar e lubrificar os olhos através de colírios de lágrimas artificiais!
  • Certifique-se de proteger os olhos quando for dirigir durante o dia! Nessas situações, evite o direcionamento do ar-condicionado diretamente aos olhos.

Agora você já está pode dentro dos principais cuidados com a visão na hora de dirigir! Então, não perca tempo, e agende a sua consulta com um de nossos profissionais!