As férias de final de ano nos convidam a curtir os dias de calor, praia e piscina. É preciso, no entanto, ter cautela quanto aos riscos da exposição prolongada ao sol para a saúde ocular. Afinal, o desejo é aproveitar o período de descanso com saúde e segurança. 

Desse modo, tão importante quanto os benefícios do protetor solar para a saúde da pele, precisamos lembrar dos cuidados com os olhos, tendo em vista que os raios ultravioletas UVA e UVB podem prejudicar a visão, favorecendo até mesmo o surgimento de doenças como Pterígio, Catarata e Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). 

Continue lendo e confira 5 dicas para proteger a visão

Invista em óculos escuros com proteção UVA e UVB

Esses tipos de lentes auxiliam a proteger os olhos do contato com os raios solares ultravioletas, que podem ocasionar prejuízos à saúde ocular. Esse cuidado deve ser frequente em todos os casos de exposição à luz solar. 

É importante que os óculos escuros possuam a proteção UVA e UVB. Para garantia de qualidade na proteção, é possível solicitar uma certificação no local de compra. 

Use acessórios complementares, como bonés e chapéus

Tão necessários quanto os óculos de sol, os acessórios complementares evitam uma exposição direta aos raios solares. Trata-se de uma proteção adicional que também auxilia a manter a saúde ocular nos dias quentes.

Mantenha os olhos lubrificados

Se você usa lentes de contato, essa dica é ainda mais importante! 

A areia e o cloro das piscinas podem ocasionar irritação nos olhos. Para esses casos, é recomendado o uso de colírios lubrificantes, que devem ser prescritos por um oftalmologista.

Vale ressaltar que, ao tomar banho de mar e piscina, o uso dos óculos específicos de natação é fundamental para evitar a presença de microorganismos e de substâncias como o cloro na estrutura ocular. As lentes de contato não devem ser usadas durante o mergulho, tendo em vista que podem causar infecções graves e alergias. 

Evite a exposição excessiva ao sol

A exposição ao sol e à vitamina D é essencial, contudo, é benéfica em curtos espaços de tempo.

Durante longos períodos de tempo, essa permanência pode gerar ou agravar problemas oculares, como por exemplo o Pterígio, Catarata e até a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Por isso, prefira horários mais seguros e redobre os cuidados no verão. 

Evite coçar os olhos

O calor favorece a reprodução bacteriana e o ato de coçar os olhos permite a entrada de bactérias e microorganismos na região, o que pode favorecer o surgimento de doenças como a ceratite e a conjuntivite. 

Por isso, caso precise tocá-los, lave bem as mãos com água e sabão. 

No mais, coloque essas dicas em prática e aproveite o verão com saúde e segurança!

Quando devo procurar um oftalmologista?

As consultas com o oftalmologista devem ser frequentes durante todo o ano, seja para prevenção ou para diagnóstico e tratamento dos problemas oculares, incluindo os casos de patologias decorrentes da exposição prolongada ao sol.

 

Na Oftalmo Città, você garante um atendimento humanizado e estrutura completa para realizar desde consultas, até exames de avaliação e procedimentos oculares. Prezamos pelo conforto e bem-estar de nossos pacientes em 1º lugar.

Ficou interessado em agendar sua consulta? Entre em contato através da nossa Central de Marcação e/ou Whatsapp.