As doenças oculares na terceira idade são muito comuns e surgem por conta do envelhecimento do corpo, por isso é necessário manter uma vida ativa para evitar doenças e envelhecer com saúde.

Conheça as doenças oculares mais comuns na terceira idade

  • Catarata
  • Degeneração Macular Relacionada à idade (DMRI)
  • Glaucoma
  • Retinopatia diabética e hipertensiva

 

Entre os principais problemas oculares nessa faixa etária, podemos destacar a catarata. Essa é a principal causa de cegueira reversível no mundo e, normalmente, ocorre após os 50 anos de idade. O glaucoma, que pode levar à cegueira irreversível, também é mais comum entre os idosos, assim como as retinopatias diabética e hipertensiva que são problemas provocados por complicações do diabetes e da hipertensão arterial nos vasos da retina. Já nos casos de DMRI, a principal causadora de cegueira irreversível em idosos, a visão central de detalhes e leitura é prejudicada.

Afinal, como posso prevenir essas doenças oculares?

O ideal é que você procure fazer atividades físicas e manter uma dieta balanceada para garantir não só a saúde dos olhos, mas do corpo todo. É muito importante também que os idosos realizem consultas periódicas ao oftalmologista, principalmente os diabéticos e hipertensos, que estão mais propensos a desenvolver sérios problemas oculares.

 

Caso deseje falar com algum especialista, estamos à sua disposição!

 

Gostou do conteúdo? Agora confira como a cirurgia de catarata melhora a qualidade de vida!

Ficou interessado em marcar uma consulta? Tem alguma dúvida? Entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: (21) 2493-8561.