Síndrome do Olho Vermelho – O que pode ser?

Você frequentemente fica com os olhos vermelhos e repletos de vasos sem motivo aparente? As causas são muitas, mas a mudança de temperatura também ajuda no desenvolvimento do problema, deixando o globo ocular mais vulnerável a infecções. Por isso é importante cuidado redobrado durante as mudanças de estação.

olhoseco

Estima-se que uma em cada três pessoas que procuram atendimento oftalmológico em emergências têm sintomas relacionados com a vermelhidão nos olhos. A Síndrome do Olho Vermelho pode causar coceira, sensibilidade à luz, lacrimejamento, irritação, queimação, visão embaçada e dor.

A vermelhidão que aparece na parte branca dos olhos é provocada pela dilatação dos vasos sanguíneos desta região. O problema é mais comum em crianças e usuários de lentes de contato, muitas vezes associada à má higienização ou pelo uso excessivo das lentes. No entanto, outras doenças podem levar ao olho vermelho, como doenças reumatológicas, conjuntivites virais, traumas, infecções e etc.

O cloro utilizado em piscinas também é um fator muito comum que causa vermelhidão e irritação. O ar condicionado excessivo também pode causar ressecamento excessivo, provocando o problema.

Diversos problemas como os relatados podem ocasionar o problema, assim como conjuntivites virais, inflamações e outras infecções. Por isso é importante consultar um oftalmologista para que ele faça um correto diagnóstico e indique um tratamento adequado.

Uma dica importante para manter a saúde ocular é manter uma higiene correta das mãos, por isso deve-se evitar que sujeiras e micro-organismos entrem em contato com os olhos. Cosméticos da região dos olhos, como a máscara para cílios, não devem ser compartilhados, assim como toalhas e fronhas.