A ultrassonografia ocular é um exame para avaliar as estruturas internas do globo ocular. Trata-se de um método não invasivo que consegue identificar alterações intraoculares através da emissão de ondas ultrassônicas. 

Dessa forma, as estruturas internas do globo ocular, dependendo da sua densidade, se tornam mais ou menos ecogênicas, ajudando na identificação das mesmas, através da formação de imagens.

Acompanhe o artigo e saiba mais sobre o exame de ultrassonografia ocular!

Quais doenças podem ser diagnosticadas pela ultrassonografia ocular?

O exame de ultrassom ocular é bastante utilizado para o diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças, como por exemplo: 

  • Hemorragia vítrea;
  • Descolamento de retina;
  • Investigação de traumas oculares;
  • Opacidades vítreas;
  • Uveítes;
  • Entre outros. 

Além disso, trata-se de um recurso importante para quem vai realizar cirurgias como transplante de córnea ou de catarata avançada, já que o exame permite identificar alterações no vítreo e na retina logo no pré-operatório.

Como realiza-se a ultrassonografia ocular?

O procedimento ocorre de forma rápida e indolor. Em primeiro lugar, o oftalmologista aplicará um gel nas pálpebras do paciente – que deve estar com os olhos fechados. Essa ação facilita o “deslize” do equipamento na superfície ocular.

Após isto, o aparelho é ligado para o início da formação das ondas ecogênicas. A sonda é então posicionada em diversas direções específicas a fim de obter as melhores imagens da região intraocular. O exame é simples e dura apenas alguns minutos.

Quem deve fazer a ultrassonografia ocular?

Outro possível questionamento entre os pacientes é o público destinado à realização do exame. Trata-se, portanto, de uma indicação para pacientes com dor ocular, baixa de visão súbita, histórico de “moscas volantes”, entre outros sintomas. 

Recomenda-se que essa solicitação seja feita após a avaliação clínica do oftalmologista, que indicará o exame, caso haja necessidade para o quadro do paciente.

Onde realizar o exame de ultrassonografia ocular?

Na Oftalmo Città, clínica localizada no Rio de Janeiro, temos uma série de profissionais qualificados para realizar o exame de ultrassonografia ocular. Possuímos um corpo clínico renomado e altamente especializado no campo da oftalmologia. 

Além disso, contamos com equipamentos tecnológicos e estrutura de alto padrão, a fim de promover o melhor atendimento para os nossos pacientes.

Ficou interessado em agendar uma consulta? Entre em contato agora mesmo pelo telefone ou WhatsApp: (21) 2493-8561 www.oftalmocitta.com.br