A presbiopia, também conhecida como vista cansada, é mais comum do que se imagina. Essa é uma condição ocular associada ao envelhecimento do olho caracterizada pela diminuição da capacidade de focar a uma distância curta.

Quer saber como você pode identificar esse problema? Vamos lá!

Os sintomas mais comuns são: dificuldade de ler textos com letras pequenas, ter que posicionar o texto cada vez mais longe e dores de cabeça associadas à períodos de leitura prolongados.

Essa situação faz parte do processo natural de envelhecimento e a causa é o enrijecimento do cristalino, lente natural do olho. Ao observar objetos em pequenas distâncias, o olho foca apenas na luz atrás da retina ao invés de focar na própria retina. Essa situação é tida como um tipo de erro refrativo, assim como a miopia, hipermetropia e astigmatismo, e o diagnóstico se dá com um exame oftalmológico de rotina.

O uso dos óculos é o princípio do tratamento. A maioria das pessoas acima dos 40 anos de idade estão em risco de desenvolver a presbiopia. Por isso, é muito importante que se realize o exame de rotina e a visita ao oftalmologista.

Fatores prejudiciais

Alguns fatores podem contribuir para o aparecimento da presbiopia. São eles:

  • Doenças oculares que resultem em lesões do cristalino, das fibras zonulares ou dos músculos ciliares;
  • Algumas doenças sistêmicas como diabetes mellitus, esclerose múltipla, doenças cardiovasculares, anemia, gripe, etc;
  • Doenças congênitas;
  • Remédios que diminuam a acomodação (ansiolíticos, antidepressivos, antipsicóticos, antiespasmódicos, anti-histamínicos e diuréticos);
  • Hipermetropia;
  • Maus hábitos como má alimentação, tabagismo, excesso de bebida alcoólica e outros.

Precisa de uma consulta? Podemos te ajudar, entre em contato conosco através do telefone (21) 2493-8561 ou pelo Whatsapp