A cirurgia facorrefrativa reduz os erros refrativos e elimina totalmente a possibilidade de desenvolvimento da catarata! A cirurgia facorrefrativa surge como uma opção para aqueles acima dos 45 anos que desejam eliminar o uso dos óculos.
Graças ao avanço das técnicas cirúrgicas somadas às modernas lentes intraoculares é possível reduzir a dependência de óculos . Veja neste artigo, qual a diferença entre a cirurgia refrativa e a facorrefrativa, o que são lentes intraoculares e quais as contraindicações do procedimento.
Qual a diferença entre a cirurgia refrativa e a facorrefrativa?
A cirurgia refrativa a laser consiste em corrigir os erros refrativos utilizando laser. Já na facorrefrativa, remove-se o cristalino, lente natural do olho, e substitui-se por uma lente intraocular.
Qual a técnica utilizada?
Utilizamos a técnica de facoemulsificação. Extraimos o cristalino por microincisões sem a necessidade de pontos. Operamos um olho de cada vez com intervalo de alguns dias.
O que são lentes intraoculares?
As lentes intraoculares são usadas próteses que substituem o cristalino natural. Essas lentes evoluiram muito e com essa evolução é possível corrigir o grau e reduzir a dependência de óculos.
Quais são as contraindicações da cirurgia facorrefrativa?
Assim como qualquer cirurgia, o procedimento requer uma avaliação completa do paciente para saber se o mesmo está apto ou não. Existem algumas contraindicações:
1 – Distrofias oculares (doenças genéticas da retina ou da córnea)
2 – Diabetes descontrolado
3 – Ceratocone
4 – Gestantes
5 – Pacientes com doenças auto-imunes (artrite reumatóide, lúpus eritematoso e síndrome de Sjögren)
Como é a recuperação?
A recuperação visual é rapida. Nos primeiros dias o paciente já tem boa visão para realziar as atividades do dia a dia. Pedimos para evitar molhar os olhos por 1 mês, evitar esforços físicos e pegar peso.
Procure seu oftalmologista de confiança e saiba mais sobre o procedimento!